segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ano novo de novo...


Para um momento onde tudo é “festa”, o título deste texto parece um pouco pessimista. Mas, o que dizer do ano “velho”? Seria ingratidão com o ano que findou e trouxe uma diversidade de acontecimentos, sejam esses bons ou ruins, proveitosos ou não, mas, que sem dúvida trouxe muito aprendizado.
Tentando não filosofar, e não ser tão radical com as nomenclaturas utilizadas quero fazer uma ressalva do ano que acaba e deixar uma reflexão para o ano que inicia.
O ano de 2010 foi repleto de acontecimentos que merecem o máximo de nossa atenção. Pois, o ano que segue, apesar de ser novo não passa a borracha no passado e continuará sendo um prolongamento do ano que passou, não existindo assim, cortes abruptos. Logo, precisamos aprender com este ano de 2010 e tentar fazer do ano de 2011 melhor.
Começarei registrando a violência, dando destaque a brutalidade contra Elisa Samudio. Até hoje pergunto a Deus por quê esse fato foi tratado, por uma grande parte da sociedade, como uma piada. Não podemos permitir que esse tipo de prática se torne engraçada, a exemplo de um slogan que vi na internet de uma marca ração com sabor Elisa Samudio, dentre outras.                  
A natureza não deu trégua e um terremoto no Haiti matou 250 mil pessoas incluindo Zilda Arns uma mulher exemplo para nossa sociedade. Um vulcão na Indonésia foi responsável por dizimar centenas de pessoas e a conhecida chuva de monções matou 1.600 pessoas no Paquistão.
Registrou-se também, alguns acidentes aéreos como o que matou 68 pessoas em Cuba, e 103 pessoas na Líbia. A tecnologia nos apresentou o Ipad e o Iphone 4 além de televisores em 3D. E no cenário político além dos escândalos costumeiros de corrupção abro espaço a eleição da primeira mulher a presidência dos pais.
Não se pode esquecer do maior vazamento de petróleo da história que durou cerca de 3 meses, matou 11 pessoas e deixou prejuízos ambientais incalculáveis. E, o surto de cólera que deixou mais de mil mortos no Haiti. A morte do grande mito Michael Jackson.  E, ainda um dos mais emocionantes resgates da história, dos mineiros chilenos. 
Resumindo, somos seremos sociais. Não podemos estar alheios aos problemas que assolam nossa sociedade. Precisamos estar atentos para lutar contra a corrupção, contra a violência, contra as drogas, contra o preconceito. Estar atentos ainda a nossa postura frente ao meio ambiente não esquecendo as conseqüências da nossa ambição. Precisamos ser cidadãos ativos, homens e mulheres que lutam pelo bem estar de todos, que lutam pelo coletivo, que não se vendam fácil. Quando nossa sociedade acordar e passar a ver os problemas sociais como "nossos" problemas, neste momento terei um ano como novo, onde as velhas, apáticas e inertes práticas não mais existam. 

Jacques Manz

2 comentários:

Casillero del Kris disse...

Como sempre..arrasandOoo..

gosto de vir aqui no seu blog e viajar nas suas colocações sempre coerentes.

Sou seu fã brother..

Juliana disse...

Jacquinhooo!! Segue meu blog =,(
kkkkkkkkkkkkk
Bju!

Postar um comentário